sexta-feira, 23 de março de 2012

$$$: TRUFAS!

TRUFAS sempre foram símbolo de iguaria exótica, e, acima de tudo cara!... A maior parte das pessoas desconhece suas características, e principalmente, seus aromas, uma vez que sua 'raridade' torna este fungo bastante restrito ao mercado.

Segundo a Wikipédia, Trufa ou túbera é o nome vulgar dado aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um género de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma muito agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos.
Com aspecto de mármore negro e bege, a "caça" dessa iguaria é feita com o auxílio de porcos e cães adestrados, que podem farejá-las e localizá-las, já que se encontram abaixo da terra, a uma profundidades média de 20 a 40 centímetros, principalmente próximo as raizes das árvores, como carvalhos e castanheiras.

As melhores trufas brancas que se conhece são originárias de Alba, pequena vilarejo na Itália, entre Turim e Milão. Já as trufas negras mais tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord.
Trufeiro é o nome dado ao especialista em trufas. É ele quem retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor comercial irrestrito se as suas características originais forem preservadas.
As trufas brancas podem custar até 15 mil dólares o quilo. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita humidade para crescer.
Em 2009, uma trufa branca de 750 gramas foi leiloada por 280 mil dólares na Itália. Em 2010 um exemplar de 900 gramas foi arrematado por 312 mil dólares!

A trufa branca exige um cortador específico, com lâminas ultrafinas, pois quanto mais fina for cortada, mais sabor vai liberar. A espessura ideal é a de uma folha de papel!... Também, com esse preço, uma folha de papel já é "grossa" demais, né?...rs....
As trufas negras, também chamadas de "Diamante Negro" ou "Pérola Negra", devido a sua raridade, exalam aroma menos acentuado, capa mais rugosa e são mais resistentes ao manuseio. O quilo custa em média 2.000 dólares. Ao contrário das brancas, podem ser lavadas em água.
Eu pessoalmente tive a oportunidade de provar esta iguaria em pedaços (bem fininhos, é claro.... rs), apenas uma vez. Foi em Praga, na República Tcheca, quando provei um MARAVILHOSO risotto de trufas negras... algo inexplicável!... Ameeeei! Até então, só conhecia o aroma. Adoro um azeite de trufas negras da OLIVIERS & Co que dá um sabor todo especial a qualquer comida!... Com pãozinho italiano e um pouquinho de sal então... Hummmmm!.... Sempre tenho um desses frascos "mágicos" em casa.

Na nossa viagem para Dubai em janeiro passado, fomos jantar num restaurante do Hotel Atlantis, famoso pelos seus pratos de trufa. Já fui com a idéia fixa de provar algo com esta iguaria... mas infelizmente, um Sheik "esganiçado"(rs... essa é a expressão que o Rai, meu marido, usada sempre, para definir aquelas pessoas, que, assim como ELE, comem tudo que vêem pela frente.... kkkkkkk), havia pedido algumas horas antes, para ele e seu pequeno grupo de convidados, TODO O ESTOQUE de 2 kgs de trufas, e o restaurante, que é conceituasíssimo, não teve tempo de repor as mesmas, pois elas vêm de fora!!!... Imagine isso?!?... 2 kgs de trufas, genteeee, é muuuuuita coisa!.. uma fortuna... e dá para fazer mil pratos!!!... rs.... brincadeira... mas ainda assim, trata-se de uma iguaria com sabor bem forte, por isso são usadas apenas lascas... Mas quem pode, pode, né?... fazer o quê?!... Só sei que saimos frustrados do restaurante... de quaquer forma, já tenho uma ótima desculpa para voltar lá outra vez, né?!...

Ebaaaa!

Azeite OLIVIERS & Co aromatizado com Trufas Negras...Delíííícia!



Kit de combinados e especiarias e azeites de Trufas Negras da Provence.Seleção de Trufas


Lâminas de Trufas Negras

Trufa Branca in naturaTrufa Negra in natura

Trufa de 700 gramas encontrada na Itália, próximo à Pisa, leiloada por U$ 280 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário