segunda-feira, 19 de março de 2012

ALABASTRO

ALABASTRO é o nome dado a dois minerais distintos: gesso (sulfato de cálcio hidratado) e calcite (um carbonato de cálcio), quando os mesmos formam peças sólidas de aspecto característico ao mármore. O primeiro é o alabastro mais amplamente usado atualmente. Já o segundo trata-se do alabastro mais antigo, usado desde os primórdios da civilização.
Segundo a Wikipédia, Os dois tipos são facilmente distinguíveis entre si pela sua dureza e resistência à abrasão. O alabastro de gesso é macio, enquanto o alabastro de calcite é bem mais duro.
O nome grego alabastrites é derivado da cidade de Alabastron, no Egito, onde a pedra era amplamente explorada.
Quando cortado em lâminas finas, o alabastro torna-se translúcido o bastante para ser usado em janelas, tendo sido utilizado amplamente, principalmente nos vitrais das igrejas medievais, especialmente na Itália. É também muito utilizado em vasos e lustres que precisam que sua transparência revele a luz por trás desta camada.

Hoje, este nobre material é utilizado nos mais variados tipo de objetos, e com funções diversas. Confere elegância e atemporalidade a qualquer peça, além de seu alto valor de mercado. A seguir, algumas peças que fazem uso deste material tão cobiçado no mundo todo.























































































3 comentários:

  1. Que legal...vc é pura cultura Karlinha...adooooorrooo!!!!!!!!! bjs...

    ResponderExcluir
  2. Realmente Leandra o convívio com a Karla é sempre um aprendizado. Karla to sempre por aqui lendo os post. Mas o de hj precisava comentar. Afinal não sou google que sabe tudo e sinceramente sempre achei que era mármore rsrsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, Meninas! Assim eu fico me achandoooo.... rs... brincadeira! Obrigada pelos comentários sempre queridos de vocês! Bjos!

    ResponderExcluir