quarta-feira, 2 de junho de 2010

SER CHIQUE

Sempre me perguntam sobre "combinações" e coisas do gênero. Desde questões de arquitetura, até detalhes de 'styling' (coisa que eu não entendo muito, de qualquer forma).
Mas a questão verdadeira é que todo mundo quer sempre "acertar", ou, em outras palavras, todos querem SER CHIQUES.... seja onde for!... Desde a roupa que irão usar num evento social até detalhes na hora de arrumar a mesa para receber convidados especiais. Talvez por eu gostar destas questões estéticas e ser meio metida mesmo (confesso!... AFF!), acabo sempre opinando (não acerto sempre, é verdade!... sei bem das minhas limitações nestes campos, que fique claro!)...
Então, afinal, O QUE É SER CHIQUE?!?
Certamente que esta resposta é muito subjetiva, mas existem, claro, algumas "convenções"... e a maioria delas, são, na verdade, para mim, muito fúteis... Recebi um e-mail da minha irmã sobre um trecho do livro "A Quem Interessar Possa", de GILKA ARIA, do qual ainda não tive a oportunidade de ler, mas confesso que achei muito interessante a sua interpretação para a fatídica pergunta anterior. E por concordar com este "conceito"do que é realmente ser chique, trouxe a transcrição deste texto para você hoje. Espero que goste também!...


(...) "Nunca o termo CHIQUE foi tão usado para qualificar pessoas, como atualmente.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupas recheados de grifes importadas. Muito mais que um belo carro alemão.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, mesmo sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio.
Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção à sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem se relaciona e honesto nos negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado.
Mas para ser chique, chique mesmo, antes de tudo, é preciso sempre se lembrar do quanto a vida é breve e de que iremos todos para o mesmo lugar.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem.
Porque, ao final das contas, chique mesmo é ser feliz!"(...)
(ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, QUE SABE SER MUITO CHIQUE!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário