terça-feira, 11 de maio de 2010

ÉTICA PROFISSIONAL & PESSOAL

Recebi por e-mail este vídeo de um comercial da PEPSI, e fiquei passada pela falta de respeito e ética profissional por parte de uma empresa tãããão grande e teoricamente, tão conceituada.

Não sou defensora de nenhuma das marcas envolvidas (coca-cola e pepsi), porém, acho completamente desnecessário este tipo de abordagem "comercial"...

Além de ser um desrespeito com uma concorrente tão (ou maiiiis, isso que é o pior! AFF!) qualificada quanto a empresa que produziu o comercial em questão, é, ainda maior, o desrespeito com o consumidor de sua marca, já que o comercial foi feito claramente para provocar a ira da concorrente e NÃO, valorizar o produto e o consumidor para qual é produzido... Envolver seus clientes numa "briga de egos" pública dessas é um desrespeito com os mesmos e mostra muito claramente, a meu ver, que neste momento, a Pepsi se importa muito mais em atingir a moral daqueles que são obviamente seus maiores concorrentes do que preocupa-se em produzir QUALIDADE para seus consumidores... triste isso... e, diante desta amostra selvagem do mercado, me veio à cabeça as inúmeras vezes em que empresas (algumas de qualidade, outras talvez nem tanto... mas ainda assim, não se justifica qualquer tipo de falta de respeito!...), inclusive a nossa, a La Provence, foram gratuitamente criticadas pela concorrência.

Não sou contra a CONCORRÊNCIA em si... acho ela muito importante, além de trazer grandes benefícios para o consumidor final. A concorrência faz com que as empresas se aperfeiçoem cada vez mais nos serviços e produtos que dispõem, e determina ainda que os preços sejam mais competitivos e justos para estes itens.

Agora, convenhamos! Ainda no exemplo anterior, da PEPSI/COCA COLA, diga-me, por favor:

Você acha mesmo que se a Pepsi tivesse tanta certeza da sua superioridade (porque é óbvio que é essa idéia que ela tenta passar no comercial acima) frente à Coca Cola, ela perderia tempo e dinheiro (muuuuito dinheiro, diga-se de passagem!) para veicular uma propaganda dessas?

Não preciso nem dar a minha opinião, não é?.... AFF!... Assim, fica ainda "mais feio" para ela... tipo "dor de cotovelo", né?

E sabe qual é a pior parte aiiiiiinda? Quando recebi este e-mail, o "assunto"dele era:

ÓTIMO!... O COMERCIAL QUE DEIXOU A COCA COLA FURIOSA...

...e todo mundo rindo junto... sem comentários para este perfil de gente que adora ver o circo (do vizinho, claro!...) pegar fogo!...

Deixo hoje a reflexão sobre a nossa ÉTICA PROFISSIONAL E PESSOAL.

E mais um lembrete: Como já mencionei antes, a nossa vida certamente acontece com efeito BOOMERANG: tudo que um dia vai, no outro volta!... ENTÃO, melhor refletir sobre isso!... Beijos!


"Não se odeia quando pouco se preza,
odeia-se só o que está à nossa altura
ou é superior a nós"...

(Pense nisso!...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário