domingo, 11 de abril de 2010

O ELDORADO ESTÁ AQUI!

OURO e seus derivados de nuances cromáticas sempre foram símbolo de luxo e nobreza. Porém, depois de seu extenso e estabelecido apogeu mundial, entrou-se numa era em que foi amplamente renegado no Brasil, mais especificamente. Eu, como aquiteta, e também não adepta de modismos passageiros, continuei usando estas nuances e acabamentos dourados como outrora, porque entendo que peças de boa procedência e de linhas clássicas não saem de moda nunca, apesar de saber que a dosagem delas deve ser feita com cautela, para não acumular as informações, evitando assim, tornar o espaço over.

Mas neste mesmo período, o dourado foi amplamente substituído pelo cromado em solos brasileiros. Um fenômeno de quase unanimidade. Era só eu mencionar que estava pensando em usar um espelho com moldura dourada, por exemplo, e ver os olhos das minhas clientes revirando... num sinal de desaprovação imediata, já que elas sempre ouviam de suas amigas que o dourado tinha ficado fora de moda e era sinônimo de coisa cafona... Olha, era mesmo uma luta para convencê-las de que isso não fazia o menor sentido!...

Bom, para aqueles clientes que confiaram em mim, consegui imprimir em seus projetos uma pitada de elegância, inserindo estes toques de ouro (refiro à tonalidade dourada, obviamente).
Os anos se passaram e a moda mundial por fim suplantou o tão renegado tom cintilante por aqui.

DOLCE & GABBANA abriram o café-bar e restaurante mundialmente famoso em Milão, na Itália onde TUDO é dourado, inclusive o nome : GOLD (em inglês=ouro), como vocês podem ver nas imagens a seguir:

O hit cintilante das últimas estações, sem dúvidas, tem sido é o DOURADO/OURO. Tanto é que as grandes maisons do mundo apostaram irrestritamente neste look tanto para a decoração, como para as propostas do mundo da moda... A combinação com cores neutras, como o BRANCO e o PETRO realçam ainda mais estas nuances brilhosas, o que é uma dica pessoal, que deixo aqui, para a utilização ponderada destas peças. Desta maneira, elas se destacam sem cair no excesso.

...E depois de todo auê em torno destes tons, finalmente este pré-conceito tupiniquim caiu por terra!... ALELUIA! Pois o Eldorado está mesmo aqui!!!

A seguir, imagens de ouro (trocadilho oportuno!... rs) para você se inspirar também! Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário