sábado, 13 de março de 2010

JEANS FOR ALL!


Acho que não existe nada no mundo mais globalizado que o JEANS. A Coca-cola que me desculpe, mas o jeans ainda tem o seu posto de No 1 no mundo.
A palavra "jeans" surgiu, pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova, na Itália.
Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David.
Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis. Daí surgiu a tradicional calça jeans, até hoje atualíssima e presente em 99% dos guarda-roupas do mundo do todo.

Nascido numa família judaica, na Alemanha,
Levi Strauss, o grande nome do Jeans, mudou-se para os Estados Unidos com 16 anos.
Seus primeiros anos em Nova Iorque, ele passou trabalhando na loja dos seus irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, ele decidiu abrir em San Francisco (cidade que eu AMOOOOO! rs...), uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim a famosa empresa Levi Strauss & Company.
Peças de Jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam como matéria-prima tecidos Denim. Sempre populares, desde sua criação, as calças jeans evoluíram com o tempo e são indispensáveis no mundo da moda.
O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi CALVIN KLEIN, já na década de 70.
Como o próprio Klein define, "o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul".
O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, dando o caimento perfeito tão desejado pelas mulheres, moldando-o perfeitamente ao corpo.Mais tarde, houve a adição do algodão com o poliéster e o estastano, juntando assim, a praticidade do jeans com o brilho do poliéster e o caimento perfeito do elastano.

O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.Hoje, este azul característico se encontra nos mais variados produtos e funções. Exerce o papel globalizador e ainda, traz contemporaneidade a qualquer peça, mesmo que mais de um século tenha se passado desde a sua criação.
O jeans se apresenta numa variedade imensa de lavagens e rasuras.
Uma delas e a mais clássica é a ultilização de pedras vulcânicas para dar o ar de gasto. Essas pedras são especiais e porosas e são colocadas junto com o jeans dentro da máquina de lavar industrial.
Outros tipos de lavagens visam sempre dar algum tipo de aspecto ao jeans. Seja um aspecto de muito uso, mal passado e etc.
Algumas rasuras em jeans são feitas com ferramentas de construção antes de sair da fábrica como por exemplo uma esmerilhadeira.

Quanto às Modelagens do jeans, para calças, dentre as principais, atualmente, estão:

Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.

Antifit: Modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.

Cut Boot(Corte para botas): Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça. Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.

Tigh Fit ou Slim Fit: (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.

Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a Legging, porém de tecido Jeans.

Marcas renomadas mundialmente, desenvolvem produtos sempre considerados "jovens", já que esta é uma das características mais marcantes que o jeans proporciona.

A tão desejada LOUIS VUITTON, lançou, há alguns anos, a linha de bolsas, sapatos e acessórios em denim, associando assim, o glamour das maisons mais sofisticadas ao jeans.
Na decoração, seu uso também é bastante diversificado e traz o despojamento e a jovialidade para dentro do habitat moderno.
Hoje em dia, muitos jeans recebem status de jóias... como é o caso da marca italiana DIESEL. Tão bem avaliadas em seu custo-benefício que poderiam ser guardadas em armários-cofres, dado o seu valor de mercado. É o que eu digo: as tradicionais joalherias que se cuidem!... AFF!... rs...
CURTAM! Beijoooooos!









Old Blue Jeans
Miley Cyrus

Composição: Michael Bradford / Pam Sheyne


You walk away from me tonight,

not knowing the real me,

Cuz you believe in all the hype,

I just stepped out a magazine,

Take away the glamour, the world,

let it show,

And forget everything you know,

Take away the mirrors, the limo, the lights,

'Cuz I don't wanna dress up tonight

I'm gonna put on my Old Blue Jeans,

I'm gonna walk out of here and into the street,

Would you put up resistance,

Would it make a difference,

Would you know the real me,

Me and my old blue jeans,

You think I'm unapproachable,

That I don't feel enough,

You should read a book, cover to cover,

And not be so quick to judge,

Take away the glamour, the makeup that glows

,And forget everything you know,

Take away the mirrors, the trick of the lights,

'Cuz I don't wanna dress up tonight

I'm gonna put on my Old Blue Jeans,

I'm gonna walk out of here and into the street,

Would you put up resistance,

Would it make a difference,

Would you know the real me,

Me and my old blue jeans,

I wanna show you what you get!

2 comentários:

  1. EU GOSTARIA DE COMPRAR ESTE BIQUINI JEANS...COMO FAÇO?

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!... Não sei te informar onde você pode comprar atualmente, já que este post é de algum tempo atrás. De qualquer forma, esse bikini jeans da foto é da marca ZOOMP, ok?

    ResponderExcluir