segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RITUAL DE PASSAGEM


Neste final de semana, fomos à Formatura de Direito, da UNIC, aqui em Cuiabá. A festa toda estava linda (à propósito... roubaram as minhas fotos de Veneza, feitas pelo fotógrafo Sérgio Soares especialmente para mim, para fazer telões, como os que eu fiz para minha casa... ô, Povo! Isso num pode!!! Vocês, mais do que ninguém, conhecem a Lei de Direitos autorais... AFF!).

A alegria estava no ar... mas também não era para menos. Formar-se na faculdade é mesmo uma grande vitória. Em geral, uma vitória coletiva, pois na maioria dos casos, envolve também a ajuda extra daqueles que nos criaram e nos deram suporte durante toda a nossa vida escolar: nossos pais!

E isso foi o que despertou a minha atenção... Em meio a tantas moças em vestidos lindos e rapazes trajando imponentemente seus smokings, percebi que para alguns formandos, tudo estava em torno da sua vitória pessoal (o que não é DE TODO errado, a meu ver!).
Durante a apresentação de entrada de cada formando, sua música "preferida/escolhida" (como de praxe atualmente) era tocada, individualmente, para que as mesmas completassem o fundo musical e de uma forma sutil, passassem um pouco da personalidade de cada um. Bom, isso é bem pessoal e tem que seguir o gosto de cada um, é verdade. Mas me chamou muuuuita a atenção as escolhas de alguns formandos... e daí pensei comigo: Se fosse o Lucca (meu filhote) se formando e escolhesse a música do Tigrão, neste momento tão especial (como foi o caso de alguns), eu enfartaria... rs... brincadeirinha... Mas imaginaaaa:
"Quer dançar, quer dancar...O Tigrão vai te ensinar... Quer dancar, quer dançar... O tigrão vai te ensinar... Vou passar cerol não mão.... Assim, Assim... Vou cortar você na mão... Vou sim! Vou sim! Vou aparar pela rabiola... Assim, Assim..."

Outra "princesinha", quase fazendo strip tease sobre a passarela, entrou com aquela outra música do Bonde do Tigrão:
"Só as cachorras... As preparadas... As popozudas...O baile todo..."

MoDeusssss! Num dá...
Ser pai neste momento é devastador... rs...
Acho que essas cerimônias perderam um pouco do seu significado... do seu conceito verdadeiro. Infelizmente! Celebrar é muito importante! Afinal, quem chegou neste patamar merece mesmo! Trata-se de um ritual de passagem muito importante.... da vida acadêmica para a vida profissional... Muito investimento pessoal e dos pais (em geral, como mencionei no princípio), estão sendo celebrados neste dia tão especial... não se pode esquecer do amontoado de esforço que eles fizeram durante este perídodo para que seus filhos chegassem neste momento de glória... Respeito é o mínimo o que devemos... porque na vida tudo tem efeito bumerangue... o que vai... um dia volta.... nossos filhos tabmém virão... daí, já não tem o que se possa ser feito, é tarde demais!... Você, Formando, pense nisso!

À você, MARINA: NOSSOS PARABÉNS! VOCÊ, COM MUITO ESFORÇO CONSEGUIU! João e Márcia também! Sabemos da luta de vocês para alcançar este momento tão solene! Sintam-se igualmente vencedores!


We Are The Champions

Queen

Composição: Freddie Mercury

I've paid my dues

Time after time'

I've done my sentence

But committed no crime

And bad mistakes

I've made a few

I've had my share of sand

Kicked in my face

But I've come through

And we mean I to go on and on and on and on

We are the champions, my friends

And we'll keep on fighting

'Till the end

We are the champions

We are the champions

No time for losers

'Cause we are the champions of the world

I've taken my bows

And my curtain calls

You brought me fame and fortune

And everything that goes with it

I thank you all

But it's been no bed of roses

No pleasure cruise

I consider it a challenge before

The whole human race

And I ain't gonna lose

And we mean I to go on and on and on and on

We are the champions, my friends....



Nenhum comentário:

Postar um comentário