terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MEDO DO DESCONHECIDO

"O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida".

Goethe

Quem nunca se viu com "medo" de algo novo/diferente pelo menos 01 vez na vida?!?Acho que não existe alguém para dizer verdadeiramente que nunca se sentiu inseguro com alguma situação nova ou fora da rotina... Ser Humanos que somos, dotados de sentimentos e alguns vazios emocionais, invariavelmente, vivenciamos ou vivenciaremos momentos de insegurança diante de algo simplesmente por ser... NOVO... DESCONHECIDO!

Ontem, dia 01/02, foi o primeiro dia na escolinha para o Lucca, meu filhote. Algo novo para ele e para mim também! Ele se saiu superbem e no final, acho que a insegurança maior era minha mesmo (que saí chorando... ao invés dele, confesso!... rs...). Claro, depois de acompanhá-lo até a sua classe e conhecer a sua professora e enrolar um bom tempinho para ir embora, finalmente deixei-o sob a "supervisão"da babá dele, alguém que ele já conhece e confia. Sentiu-se certamente, mais confiante, em meio a tantas crianças chorando, embora também estivesse ele, enfrentando seus medos primários de "abandono" e de imposição de sua própria presença no mundo... Mas no final, deu tudo certo, e ele ficou muito feliz (como foi igualmente alegre hoje, para o seu segundo dia!)...

Desta minha nova experiência, veio-me a atenção para estes momentos de insegurança que todos vivenciamos ao longo da nossa vida. E parei para pensar sobre isso... e sobre as inúmeras vezes em que nos sentimos pressionados pelo medo de vivenciar coisas novas e até mesmo conviver com pessoas diferentes daquelas do nosso dia a dia. Uma grande besteira, para todos nós que já passamos dos 05 anos de idade, na verdade... rs... Embora o tal do MEDO não seja de todo ruim... já que ele nos faz ficar mais atentos para as coisas e pessoas que trazem consigo o MAL instrínseco... assim, esta sensação muitas vezes amarga, nos torna sentinelas à postos e, acaba nos protegendo, uma vez que ficamos mais "espertos" diante das diversas possibilidades que estamos submetidos.

Fora isso, o resto é realmente algo que precisamos controlar... nossas inseguranças e medos precisam ser comedidos e ENTENDIDOS, porque muitas vezes eles podem nos causar grandes prejuízos pessoais, como deixar de viver experiências maravilhosas e únicas!

Aceitar-nos como somos verdadeiramente, nos torna mais relaxados perante às situações que a vida nos impõe. Estar na presença de pessoas consideradas "importantes", falar em público, viajar de avião pela primeira vez, jantar em meio à desconhecidos, deixar um grande amor para trás porque ele/ela é de um mundo social diferente, ou quem sabe, de outra etnia ou religião... etc... etc... são situações que podem "paralizar" uma pessoa insegura... então, pare e reflita sobre isso: Vale à pena deixar de VIVER e ser FELIZ por isso???

No final, quem paga o preço somos nós mesmos... então, minha dica: controle sua insegurança e seus pensamentos... porque eles é que fazem você ser o que é!... Nada além disso... e...

...CARPE DIEM!

"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento.

A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes.

E o medo tem que ser superado a cada momento".

Abraham Maslow

Nenhum comentário:

Postar um comentário