quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EXEMPLO DE VIDA

Hoje, dia 28/01, é aniversário da nossa querida amiga (e minha colega de profissão!) ROVENA... e ontem, coincidentemente, recebi este e-mail, reenviado pela minha mãe, de uma "crônica" (como é a forma que ela mesma se refere!) entitulada "EU e o Bichinho" escrita pela própria Rovena, de maneira a relatar todos os fatos, desde a descoberta da sua doença (câncer) até sua cirurgia há poucos dias... fiquei sem palavras ao ler esta "crônica"!... foi com lágrimas escorrendo pelo rosto que fiz, eu também, os meus votos para que ela se recupere o mais rápido possível e mantenha-se assim, tão "forte"e abençoada por Deus!... Ela é, certamente, um grande exemplo de força e superação para todos nós!
Como mencionei no início, NESTE DIA ESPECIAL DELA, todos os meus pensamentos e orações vão para ela e sua família! Saúde, obviamente, em primeiro lugar... é o que todos desejarão... mas em seguida, quero desejar-lhe, ROVENA, que cada um dos seus (muitos, que eu sei!) sonhos se realizem plenamente e grandiosamente! Você merece toda a PAZ e ALEGRIA do mundo!
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Para os filhos: Rodrigo, Alexandre e Karina, o nosso apoio e força para vencer (definitivamente) as dores destes percalços da vida!... Que Deus os abençoe hoje e sempre!


A seguir, o e-mail e a crônica desta vida cheia de luz:

"Olá!
Isto não é um jornal e nem um grande e-mail, mas para quem tem tempo para ler o que escrevi, considero esta redação, uma pequena CRÔNICA (relatando altos e baixos), sobre minha cirurgia e internação no Hospital em Curitiba.
Me inspirei no livro da Sônia Bridi da Globo, que descreveu suas experiências de 3 anos na China a EUA.
Muitos parentes e colegas pediam informações. Resolvi fazê-lo de uma forma única.
Tudo foi escrito, com muito esforço e ainda trêmula.
Depois de muitas dores, percausos e efeitos colaterais, preciso descontrair um pouco!
Como estou"matando um leão por dia" ou por hora), faço o relato em forma de itens diários, para facilitar a leitura"...


Eu e 'o Bichinho'

Tudo começou assim :
Pés inchados, exames de urina e sangue. Obtive 4 vezes o mesmo diagnótico = ANEMIA. Os médicos me conduziram para uma Colonoscopia....
Daí o trágico resultado- ADENOCARCINOMA TUBULAR BEM DIFERENCIADO e Neoplasia de Cólon ...Palavrões!... Descobri o diagnóstico no 11/dez (dia do Arquiteto)- Cirurgia marcada para 11 de janeiro, e muito corre-corre..

- Como eu nada entendia sobre câncer, visitei o Tio Google, que me forneceu as 1ªs informações técnicas sobre o assunto...Câncer, câncer e câncer... Difícil de encarar !

- Início de uma batalha - Definir Natal, Ano Novo, chegada de filhos e neta (férias), Unimed (stress total), escolha de médicos (em Blumenau e Curitiba), definir cidade para internação (Blumenau, Curitiba, Cuiabá ou SP), definir Hospital, definir acompanhantes, exames de sangue, Raio X, Tomografias....Recebi e ouvi muitas opiniões! Eram tantas que eu já estava colocando minha barriga num LEILÃO !

- Como a véia já fez 60 anos, eu não poderia ficar desacompanhada por 24h....

A pulseirinha de plástico"vermelha" que me colocaram no braço, tem significado semelhante àquelas placas afixadas em Agências Bancárias e Repartições Públicas, ou seja :
Idosos, gestantes ou portadores de deficiências.... Legal!

Assim :

Dia 10 (domingo)

- Internação e jejum absoluto ! Aptº no Hospital nº 428 (....data de meu aniversário = 28)! Tudo começou com 4 tentativas de "acesso" às veias do braço direito, para colocação de catéteres plásticos (tubos de PVC), para passagem de tubos com soro e medicação...

- Limpeza "total" do intestino...Ninguém merece! Noite de cão!

- A atendente do Hospital logo falou que minha comida durante toda a internação (caso em dias que seria jejum absoluto), seria "tipo água suja", além de pequenas gelatinas diet....Animador!

- Karina ficou comigo (dia e noite) de 10 a 16/dez.....Flávio ficou com Amanda no Hotel Ibis nos dando suporte, e fazendo papel de pai / mãe e babá...Muito nobre da parte dele!

- O Rodrigo me fez companhia na noite da internação.

Dia 11 (2ª feira)

- Para os moldes médicos, "a cirurgia foi um sucesso"....Por quê? ...Porque não precisei fazer transfusão de sangue na hora, e não precisei dormir na UTI naquele dia, etc...

Dia 12 (3ª feira)

- Muito "quebrada", com 20cm de intestino a menos, um cortezinho vertical de 25cm, e com a ajuda de quem estivesse por perto, eu ia correndo ao banheiro, (em passos de tartaruga), onde evacuei sangue por 7x....Seria hemorragia ? Não, era resíduo cirúrgico !
Meu sobrinho me animou dizendo que - "Quanto menor o intestino, menos 'enfesada' a pessoa.... "Faz sentido !
O banho ? Sentada num trono metálico, com uma tampa sanitária plástica... Muito lindo!...Digno da 1ª vídeo cassetada.
Dia 13 (4ª feira)

- (Igual item anterior), porém "só 5 corridas ao trono"....Fiquei no lucro!

- Abri a NET para dar um alô, e fazer este relato, sobre a "BUCHA" pela qual estava passando! Tb estou tentando achar um novo intestino na NET, pois este que trago de berço, "está muito preguiçoso", me deixando apreensiva, e me mantendo no Hospital...

Dia 14 (5ª feira)

- As enfermeiras não me encontravam na cama, pois fiquei da cor do lençol. Aí o médico falou - "Vamos fazer uma "TRANSFU" (palavrão) na senhora, até já foram reservadas 2 bolsas de sangue, que levarão "só" 4 horas para entrarem na veia" (da véia). As hemácias haviam baixado muito.

Dia 15 (6ª feira)

- Noite em claro! Das 02 às 06h da madrugada....andando pelos corredores do Hospital, gemendo de dor, com vontade de chamar um obstetra, pois eu estava tão inchada, que mais parecia uma gestação de 8 meses. O pijama nem fechava...!

- O dreno que foi colocado ao lado do corte, parecia uma torneira aberta. A cada 2h, meus pijamas estavam imundos !

Dia 16 (Sábado)

- Karina, Flávio e Amanda voltaram para Cuiabá de carro.

- Escapou a veia (não a véia), que finalmente haviam encontrado para fazer o "acesso" para a tubulação que receberia as bolsas de soro e medicação.
Mesmo gemendo de dor, tentaram fazer mais 8 "furinhos" sucessivos nos braços, para a colocação dos catéteres de plástico. Todas as veias estouravam (flebitaram), e precisavam achar outras ....Cheguei a perguntar se eles estavam procurando ouro na Serra Palada...!

- Apareceu herpes na frente do nariz....Fiquei linda! Parecia nariz de palhaço!

- Á tarde, chegaram primos do RIO. Janete dormiu comigo.

Dia 17 (domingo)

- O filho Alexandre chegou de Cuiabá para ficar comigo alguns dias (17 a 22/dez). Pelo tamanho da mala, imaginei que eu ficaria internada, no mínimo por um mês!...

- Alergia nas costas, da cintura ao pescoço, com muita coceira e erupções, até com sangue. As 23:30h, quando o médico receitou um remédio anti-alérgico a ser injetado na veia (da véia), entrei em êxtase e em estado de choque. Fiquei quase inconsciente até as 3:00h da madruga.... Me senti a um passo de um Choque Anafilático...Eu fiquei agitada como uma "vaca-louca" !...Quase inconsciente, eu só ouvia o médico plantonista falar: - Não existe "antídoto" para este tipo de remédio e "efeito rebote ou piramidal". O remédio já está na circulação sangüinea, abalou o Sistema Nervoso Central, e deve levar 4 horas para passar o efeito...."LEGAL !

- O filho que havia acabado de chegar, via os médicos correndo para todos os lados e eu, "literalmente dando coices"... Ele deve ter pensado: -"Onde fui amarrar meu burro ! "Será que é desta vez que a "véia" se vai" ?

- Se foi um NOITE MARAVILHOSA ?.... Para mim não fez diferença ter sido num domingo ou qualquer outro dia.

Dia 18 (2ª feira)

- Evolução !.... Foi a 1ª noite que dormi sem remédios e soro nos braços.

- Como a dor do meu braço esquerdo com rompimento do tendão e outros dignósticos), entrava na carona da medicação da cirurgia, o dito cujo não doía até este dia, quando a medicação começou a ser diminuída.

- Saiu o Resultado da Biópsia do material coletado durante a cirurgia.

Dos 5 estágios (estadiamentos) de evolução de um tumor com câncer, o resultado do meu é o "menos grave" ...Maravilhoso ! Pedi muito a Deus por este resultado.

Este diágnóstico é o seguinte : pT2 pNO pMx Dukes B...(Para bom entendedor ..!).
A expressão final (Dukes B), é o resultado por todos esperado.

- Na linguagem do meu médico, "estou curada", bem como tive todoo tumor retirado, mas como é exigido pela medicina, precisarei fazer um acompanhamento, na cidade de meu domicílio, Blumenau, pois estou em Curitiba, (há 250km de casa).

- O médico de Blumenau (onco-clínico) é que definirá as metas quanto a Quimioterapia ou não. Caso sim, certamente não perderei os cabelos....Legal !
O acompanhamento em Curitiba, será por 5 anos.

Dia 19 (3ª feira)

- Amanheci bem!... Os gazes começaram a dar o ar da graça. Pela tarde desceu o 1º TOTÔ, após percorrer 10,00m de intestino. Desculpe, eu esqueci do detalhe, que agora são só 9,80m.. Também pudera, longo percurso !
Me deixam 9 dias em jejum quase absoluto, e ainda querem que o TOTÔ desça ! Jamais ! Só em filme de ficção.

Dia 20 (4ª feira)

- Dia de cáos - As 7:30h da manhã o médico fez a habitual visita, onde necessitou abrir a parte mais externa do "big corte", abrindo trechos com a pinça ou com a mão, expremendo o que podia. Subi as paredes !... Todo o intestino parou acompanhado de dores muito fortes, por 12 horas.

Dia 21 (5ª feira)

- Aguardando o médico, para dar seqüência ao que foi citado no ítem anterior, o que acabou não necessitando ! Passei o dia ansiosa.

Dia 22 (6ª feira)

- DIA DE ALTA
- Alexandre voltou para Cuiabá, com "aquela" mala !.

Dia 23 (sábado)

- Passei o dia na casa do Rodrigo e Priscila (filho e nóra). Curativo no hospital.

Dia 24 (domingo)

- Curativo no hospital, e voltar para Blumenau....SE DEUS ASSIM O PERMITIR !

Faço ainda umas considerações gerais :

- Quanto a solidariedade, orações e "votos de força", confesso que perdi a conta. Grata e beijos a todos.... Meu filho Alexandre até comentou - "Mãe, por falta de "reza" vc não morre, pois acho que deixaram seu nome em quase todas as igrejas do Brasil."

- Chorei muitas vezes, pois meu ânimo foi a "zero". Daí o Alexandre disse - "Vc já viu falar em CHOROTERAPIA, eu nunca vi!... Certamente por opção eu estaria optando por RISOTERAPIA !
Gente, a palavra CÂNCER assusta muito, pois conhecemos os seus malefícios...Só para quem passa pela situação é que sabe.

- Clima de Curitiba - Maravilhoso ! Dormímos só com lençol, o que é inédito para esta cidade !

- Como o corte da cirurgia vai das mamas até a cesária....Adeus biquines !
Até acho que já sou"véia" para usá-los, embora eu ainda os usava. Se eu quizer esconder o corte e o furo do dreno, é bom ir me acostumando com Maillots...Ai que saco !

- Muitas vezes dopada de remédios, eu dormia de óculos e de boca abeta.... Outra Vídeo Cacetada !

- Tenho vergonha de comentar, mas para fazer os gazes descerem, era necessário sempre a ajuda de minhas mãos, abrindo as nádegas, pois na Escala Richter (de 1 a 9) eles não vinham com a mesma intensidade do Haiti (7 graus), e sim só (0,5 graus), ou menos !

- Ganhei vários arranjos de flôres. Eu não sabia onde colocá-los, pois a mesa e balcão estavam tomados por Note Books (de filhos e da paciente), mouses, 1 telefone, 4 celulares, etc...

- Meu médico - onco-cirrgião, meu PORTO-SEGURO ! Os médicos em geral e plantonístas - COLÍRIO PARA OS OLHOS.

- Quanto ao hospital, ele me foi sugerido assim : "Esta casa hospitalar é boa em S, M e H" (Serviço, Médico e Hospital)....Mais parece um hotel !

- Se algum médico ler este meu relato, peço desculpas pelas "gafes" às expressões médicas.

- Muitos assuntos interessantes me circundavam, mas infelizmente só me diziam respeito os que eram relativos a "gazes", intestino preguiçoso, ânsia, dôres, etc.

- Um dia me falaram - "Hoje em dia nenhuma passoa precisa sentir dores"....Não sei onde pesquisaram esta informação. Comigo não foi assim !

- Sei que tenho informações suficientes para colaborar com a GLOBO, em montar algum Globo Repórter sobre a tragédia no Haiti.

- Eu só tinha um desejo: Almoçar em Santa Felicidade, antes de voltar para Blumenau, mas como minha alimentação ainda é feita de papinhas de Neston, Mucilon com leite, purê de batatas, polenta "líquida", etc, este desejo não poderei realizar. Ficará para o 1º retorno, dentro de 3 meses.

- Senti saudade de meus pais fragilizados em casa, mas estou contente em saber que nada sabem pelo que estou passando. A palavra câncer tb é muito dolorosa para eles.

Agradecimentos - A todos aqueles que me dedicaram alguma atenção.

- Aos 3 filhos e prima Janete que pernoitaram e/ou passaram dias e noites comingo, e enfrentaram amargos episódios.

- Para todas as mensagens, torpedos, telefonemas, flores e presentes que ganhei de parentes e amigos, e ao "suporte" que me espera em Blumenau (para o pós-operatório), desde já meus sinceros agradescimentos.

Enfim:
MANDEI O "bichinho", PARA AQUELE LUGAR !

Até mais,
Abraços Rovena

Nenhum comentário:

Postar um comentário