sábado, 26 de dezembro de 2009

MALAS PRONTAS

As férias, por fim, CHEGARAM!.. Depois de tanta correria e prazos a serem cumpridos, chegou a hora de descansar. Mas antes deste verbo ser colocado em prática, para aqueles que vão viajar (como euzinha!!! EBAAAA! rs...), vem a pequena maratona para ARRUMAR AS MALAS.
Não sou uma expert em organizar malas para viagem e existe uma unanimidade em torno das minhas malas: SÃO MESMO EXAGERADAS... Snif.... rs...(a mala de ida... e principalmente a da VOLTA... rs.... mas esta segunda eu nem ligo... já admiti que sou muambeira mesmo... rs! A-D-O-R-O!!!)
Com o passar do tempo, eu tenho "melhorado" neste quesito e, assim como busco aprimorar-me para facilitar a minha própria vida (e a vida dos meu companheiros de viagem), vim buscar algumas dicas de como arrumar a MALA PERFEITA. Tomara que funcione, efetivamente, desta vez... Vou me esforçar bastante! Espero que sirva para você também, algumas das idéias de LUIZA BRUNET, DANUZA LEÃO E GLÓRIA KALIL (experts no assunto!), que garimpei aqui na net e que compartilharei com você à seguir:
A MALA PERFEITA
1) A bagagem a ser levada depende principalmente do destino, da época do ano e da finalidade da viagem.Viajando exclusivamente a turismo, deixe as roupas formais em casa, as quais só pesam e fazem volume. Os programas diurnos para turistas podem ser muito melhor apreciados no conforto e na simplicidade de uma roupa informal.
Caso realmente à negócios, roupas mais formais serão necessárias em certos tipos de ambientes como restaurantes e clubes noturnos.


2)Lembre-se sempre que os bons seguros de assistência internacional e saúde também seguram as bagagens, como por exemplo os fornecidos pela Activa.. Confira em sua apólice os procedimentos a serem adotados em caso de extravio de bagagem para solicitar assistência e eventual reembolso.

3) Faça um planejamento detalhado de sua viagem (se tiver paciência, claro! rs...). Escreva o que fará em cada dia e período de sua viagem, bem como relacionando o quê deverá necessitar. Compre um Guia dos locais que irá visitar. Você irá aproveitar muito mais e levando apenas o necessário.

4) A passeio, utilize a “Regra de Três”. Isso significa nunca levar mais de três unidades seja lá do que for, por exemplo, meias: um par para usar, outro para lavar e outro para emergências. Casacos, camisas e calças? Mesma coisa. Ninguém vai reparar se você repetir a mesma roupa uma semana seguida.

5) Certifique-se do clima de seu destino para quando estiver lá.

6) Viajando à negócios, não esqueça seu "escritório portátil". Notebook, celular (certifique-se se o sistema é o mesmo no Brasil e no seu destino), calculadora, envelopes, lapiseira, bloco de anotações, papel timbrado e muitos cartões de visita.

7) Escolha peças versáteis, que ocupem pouco espaço e possibilitem diferentes combinações. Se a sua sandália verde fica perfeita com um dos vestidos que está levando, mas só combina com ele, melhor escolher uma que seja mais neutra e possa ser usada com outra roupa.
8) Leve duas malas ou uma mala e uma bolsa para os sapatos e os produtos de higiene e cosméticos. Estes deverão ser colocados em uma nécessaire de plástico e em frascos menores, para não ocuparem muito espaço. Caso prefira levar os calçado na própria mala, acomode-os em sacolas transparentes ou sacos de pano, e guarde-os no fundo da mala.
9) Para peças íntimas e meias, o uso de saquinhos apropriados ou a distribuição delas nos vãos que surgem entre as roupas. Já no caso dos cintos, é uma boa mantê-los enrolados nos espaços entre as roupas ou esticados por cima de tudo.
10) Nas viagens de avião é importante levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, produtos de higiene, remédios e roupa de dormir. Em viagens para o exterior, acrescente a passagem e o passaporte.
11) Procure identificar suas malas com uma etiqueta com seu nome e o número do telefone celular. Recomenda-se não colocar o endereço da residência por segurança (será?!? AFF!). Também é uma boa idéia fazer uma marcação que identifique a mala de longe, como uma fita amarrada na alça ou um adesivo.
12) Quando chegar ao destino, a primeira providência é tirar da mala e colocar em cabides ou prateleiras as roupas que amassam (tá booom... essa às vezes funciona... rs!). Faça o mesmo com as calças jeans, para que não fiquem com marcas das dobras. Para o quarto ficar organizado, pode deixar dentro da mala os itens mais pesados, como secador de cabelo, sapatos, etc.
13) Não dispense os acessórios. Quanto mais caprichados, menos roupas você pode levar. Trocando os acessórios, é possível mudar por completo um visual .
14) Ao chegar de viagem, retire logo da mala as roupas úmidas, para não correr o risco de mofo. E se possível, coloque todas as roupas para lavar, mesmo as que não foram usadas, pois podem ter sido “contaminadas” com cheiro, suor ou sujeira das peças que foram utilizadas (MoDeusss!).
... e BOA VIAGEM!!!
15) A não ser que você realmente não espere comprar nada, leve uma mala maior, com bastante espaço extra, e ainda uma tesoura e fitas para expandir o seu espaço (YEEEES! rs...).
16) Com crianças, leve um Kit Brinquedos. Podem ser brinquedos antigos ou brinquedos especiais para viagens. Podem ser quebra cabeças, games portáteis, fitas de audio, livros ou giz de cera para colorir, mas ofereça apenas um brinquedo por vêz.

17) Tire da mala tudo o que sua acomodação/hotel poderá oferecer. Procure saber com o hotel ou sua Família Anfitriã, antes de viajar, se poderá contar no seu quarto com ferro de passar, secador de cabelos… Roupas de cama e cobertores, bem como panelas, nunca devem ser levados, a menos que você pretenda acampar.

18) Passe todas as peças de roupas antes de colocá-las na mala. E as dobre o mínimo possível. Você não vai se arrepender por isto.

19) Use sacolas plásticas, principalmente para os líquidos, aos quais nunca devem estar mais da metade cheios ou irão estourar. Para uma ainda maior proteção, é recomendável se plastificar toda a mala, utilizando os serviços oferecidos no próprio aeroporto nantes de embarcar (depois de devidamente verificadas pelas Alfândegas/Polícia Federal, caso o seu destino seja os EUA ou outro país "mais exigente"quanto aos itens do viajante). Esteja sempre atento à sua bagagem.
20) Ao embalar um terno, envolva as peças separadamente em sacos plásticos.

21) Nunca ponha jóias e objetos de valor nas malas despachadas, apenas na de mão.

22) Remova etiquetas de vôos já realizados e tranque a mala com um pequeno cadeado. Reporte danos e desaparecimentos imediatamente. Inclusive no momento de passar no raio-x, não tire os olhos de deus pertences.

23) Liste todos os seus pertences (medida útil provavelmente, mas esta, acho difícil nesta vida eu aprender, sinceramente! rs...).Faça uma lista com o conteúdo e valor de todos os objetos que colocou em cada mala e a leve em sua bagagem de mão.

24)Ponha dentro das malas um itinerário de sua viagem, seu telefone para contato e os telefones dos locais onde se hospedará (Esta também! rs...).





... depois disso, SOMBRA E ÁGUA FRESCA (se o seu destino for deste "tipo", como o meu!).

CURTA MUITO!
DESCANSE!
FIQUE EM PAZ!





... até a volta!
BJOOOOOOOOOOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário