quarta-feira, 7 de outubro de 2009

EM ÁGUAS PROFUNDAS


BANDEIRA INTERNACIONAL DE MERGULHO
Há uns 12 anos, fiz um curso de MERGULHO PROFISSIONAL, e tirei até a carteirinha de mergulhadora internacional da PADI (AFF! Que chic, benhê! rs...) que é a instituição que regulamenta, organiza e define quais mergulhadores são capacitados ou não para mergulhar em áreas profundas e de risco, como em alto mar ou cavernas aquáticas, por exemplo.
Me matriculei neste curso apenas por curiosidade. Não tinha muita noção dos prazeres e dos perigos (Sim! E são muitos, na verdade!) no começo. Fui da primeira turma de mergulho do estado, aqui em Mato Grosso, e me diverti muito.
A partir daí, entrei para um grupo de mergulhadores (Bem malucos, é verdade! Desculpa, pessoal, mas vocês eram mesmo! rs...) e saí viajando mundo afora, para conhecer outras "águas profundas". Fomos para vários lugares do Brasil, como BONITO, MS (que é realmente belíssimo!) e do mundo, como CANCÚN, as barrerias de corais em COZUMEL, ISLA MARGARITA, ISLA MUJERES, BARBADOS, ARUBA (no Caribe), etc...
Faz alguns anos já que não tenho mais mergulhado (principalmente em águas consideradas profundas, depois de 50 m de profundidade), infelizmente. Não que eu sinta necessidade disso, propriamente dito, mas mergulhar me traz uma sensação de calmaria maravilhosa e contato com Deus, como nenhuma outra atividade física já me proporcionou nesta vida... o silêncio do fundo do mar e o vai-e-vem das correntezas profundas, nos dá a sensação de que estamos num ritmo sincronizado com as plantas aquáticas, algas, corais, peixes, enfim... toda a vida marinha... INDESCRITÍVEL!


Para se aventurar neste esporte, porém, você precisa ser CONSCIENTE dos grandes riscos que o envolvem. Assim, todos o itens de segurança devem ser checados antes de iniciar qualquer mergulho, inclusive em áreas não tão profundas. É necessário fazer um curso qualificado e entender sobre todos os detalhes do mergulho, inclusive situações de emergência. Já perdi um amigo querido que, embora muito qualificado para esta prática, foi, também, muito displicente com as normas de segurança. Assim, recomendo que quem queira sentir este grande prazer que é o mergulho em águas profundas, busque também informar-se e preparar-se para tal.

Máscara, snorkel, cilindro de ar comprimido, nadadeiras, roupa de neoprene, colete salva-vidas, luvas, lanternas, octopus, lastro, etc... são ALGUNS dos itens requeridos para a prática do mergulho seguro.


ÁGUAS PROFUNDAS

Composição: David Quinlan


Vem sobre nós , como a chuva

Faça às águas subirem neste lugar

Libera o teu rio sem medidas

Vem tuas águas agitar

Pois eu quero nadar..quero nadar, no teu rio

Quero beber...quero beber, de tuas águas

Pois eu quero nadar..quero nadar, no teu rio

Quero beber...quero beber, de tuas águas

Ôôô...ôôô.... iê !
Vem sobre nós como a chuva

Faça às águas subirem neste lugar

Libera o teu rio sem medida

Vem tuas águas agitar

Pois eu quero nadar..quero nadar, no teu rio

Quero beber...quero beber, de tuas águas

Pois eu quero nadar..quero nadar, no teu rio

Quero beber...quero beber, de tuas águas

Existem águas que dão nos artelhos

Existem águas que dão nos joelhos

Existem águas que dão nos lombos

Mas tem águas mais fundas eu sei !

Nenhum comentário:

Postar um comentário