sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA P/ DIAS DE TPM



Mulheres são sempre um caso à parte em relação à comportamentos... e quando têm TPM (TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL) então, a coisa é mais complexa ainda! Falo isso com propriedade! (Aff! Infelizmente....). Se tem algo que me desequilibra é a tal da TPM. Impressionante como os hormônios agem sobre o nosso organismo sem que a gente tenha 100% de controle sobre eles. Aquelas que sofrem disso, sabem exatamente do que estou falando. Muitas mulheres são abençoadas neste sentido e não sentem nada ou quase nada, os efeitos deste dias de caldeirão mensais. Digo: AGRADEÇAM DE JOELHOS!!! Pois não é nada divertido ter que passar por esses dois (no meu caso, pelo menos!) loooooooongos e terríveis dias.


HOMENS, um pedido especial: TENHAM PACIÊNCIA E GENTILEZA COM SUAS MULHERES QUE SOFREM DESTE MAL (seja ela sua esposa, namorada, mãe, filha, tia... colega de serviço... !!!)... elas simplesmente não têm culpa alguma... na verdade, são as vítimas maiores... SÉRIO!!! Tenham em mente que isso logo passará e, acima de tudo, lembrem-se de ter COMPAIXÃO... tentem pelo menos (mesmo que isso NUNCA aconteça com vocês, obviamente! E por muita sorte também!!!) se colocar no lugar de quem está tomada por hormônios do stress...

Sintomas da TPM

1)Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
2) Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
3)Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
4)Diminuição do interesse pelas atividades habituais;
5)Sensação de dificuldade de concentração;
6)Cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
7)Acentuada alteração do apetite;
8)Distúrbios do sono;
9)Sensação de estar fora do próprio controle;
10)Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
11)Dor de cabeça;
12)Dores musculares;
13)Ganho de peso ou sensação de inchaço;

Causas da TPM
Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores
tais como a serotonina.
É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.

Tratamento da TPM

Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher.
Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 ( Piridoxina ), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.
Outro medicamento é o ácido gama linoleico que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto este, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.
Na verdade, este é o melhor caminho para o tratamento da TPM. Consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.
O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como esta síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou a pílula Yaz® para mulheres que tem sintomas de TPM e desejam uma anticoncepção hormonal.
(Fonte: www.gineco.com.br ).

Agora, as minhas dicas pessoais aos homens para enfrentar este período negro (rs!). A seguir:
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA DIAS DE TPM
PARA HOMENS

Quando precisar falar alguma coisa com uma MULHER neste período crítico, FALA LOGO!!! Não fique enrolando... pergunte somente o necessário e coisas óbvias podem ficar detidas na ponta da língua... não precisam ser verbalizadas... não se esqueça JAMAIS, de manter um tom de voz tranquilo e amigável, sem cobranças. Este é um item importantíssimo!!! Conversas importantes devem ser adiadas para daqui dois ou três dias... caso não seja possível, seja breve, não use de sarcasmos em hipótese alguma, não dê gargalhadas, e acima de tudo, lembre-se da tal COMPAIXÃO!!! rs...









______________________

Atenda o telefone no primeiro toque, se possível!!! rs.. (aff!)

Não fume perto de mulheres não-fumantes!!!

Use sempre da cordialidade. Não se esqueça de pedir POR FAVOR quando solicitar algo e de retribuir com um MUITO OBRIGADO! Isso faz toda a diferença nos dias de TPM bravos!

Mesmo que a mulher que sofre de TPM não tenha nada no mundo para fazer, JAMAIS mencione isso à ela! Se quiser ter uma fera na sua frente, é só "MANDÁ-LA" (neste termos mesmo) fazer algo sem que tenha a devida gentileza para esta solicitação.

Se você conseguiu sobreviver à isso tudo, PARABÉNS! Afinal, nós mesmas, sabemos que não é fácil nos suportar nestes dias, porém, com uma ajudinha externa, tudo fica mais tranquilo! E no final, você será sempre considerado um CARA MUITO LEGAL! Mesmo porque, homens não vivem sem mulheres... e nós mulheres, também precisamos e queremos MUITO ter um homem especial e que nos entenda ao nosso lado!

Obrigada, em nome de TODAS AS MULHERES!!! rs....


TPM Song

Composição: PP


(Ai, que cólica... você pode abrir a janela, por favor?

Ai que calor! Vai pra lá um poquinho, vai mais pra lá, por favor, vai...)

Essa menina quando tá de TPM

Não adianta vir com flores

Nem massagear também

Piada só se for muito engraçada

Porque se for meio sem graça

É melhor não falar nada!

Hoje ela tá de mau humor

Ela muda até de cor

Hoje ela tá de mau humor

Mas mesmo assim é meu amor

Tente falar o menos que puder

Ela vai achar um erro

Em tudo o que você fizer

Tome cuidado para não demorar

Se você passar do tempo

Ela vai surtar!

Se sair, pense bem aonde ir

Dependendo do lugar ela pode dar pití

E é melhor não fazer coisa errada

Pois se ela perceber, capaz de te jogar da escada!

Hoje ela tá de mau humor

Ela muda até de cor

Hoje ela tá de mau humor

Mas mesmo assim é o meu amor

Acorda tarde, tem preguiça

Até no yoga ela se irrita

Come muito, fala tudo

E chora a qualquer minuto

Faz faxina, organiza

E bagunça em um dia

Enche a cara de tequila

Bebe tudo e vomita

Briga com a melhor amiga

Detesta a própria vida

O namoro já não existe

Faz as malas e desiste

Stress, raiva, ódio

Não aguento mais
Hoje ela tá de mau humor

Ela muda até de cor

Hoje ela tá de mau humor

Mas mesmo assim é meu amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário