terça-feira, 14 de julho de 2009

MÁGOAS & RESSENTIMENTOS

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra".
(Shakespeare)

De repente a gente se pergunta: "POR QUÊ"? Queremos saber o porquê de tudo... o porquê de todas as nossas dores e mazelas.... Por que bateram no meu carro? Por que todas as minhas amigas têm namorados lindos e queridos e eu não? Por que só eu não consigo um emprego melhor? Por que o meu pai é tão intolerante só comigo? Por que só eu não consigo notas boas nas provas? Por que o meu cabelo é tão "ruim"? Por que qualquer mulher 'da vida' engravida tão facilmente e eu tenho que sofrer tanto para ter um filho? Por que logo a minha vózinha querida foi ter Alzeimmer? Por quê? Por quê???.............. POR QUÊ, Meu Deus?!?
Daí, a gente pára e pensa: nunca nos lembramos de perguntar o "PORQUÊ" de tantas bençãos nas nossa vidas... só o inverso... esquecemos de perguntar o porquê das maravilhas que Deus nos dá, se somos realmente merecedores de tantas coisas boas... pouco nos lembramos de agradecer... e questionar? Jamais! Pensamos (ou sequer refletimos sobre isso!): é o "mínimo" que eu mereço, provavelmente!
Você por acaso se pergunta o porquê de ser tão saudável, enquanto tantos outros não são? Por que você tem o seu alimento diarimente, enquanto tantos outros não o tem? Por que você tem a sua visão tão perfeita, enquanto tantos outros necessitam dos "olhos alheios" para atravessar uma simples rua? Por que você é capaz de correr até alcançar o ônibus que já está passando, enquanto muitos nem cadeira de rodas possuem? Por que o seu cabelo "tem"que ser alisado a cada 15 dias, quando tantos doentes com câncer desejariam ter apenas... CABELO! Qualquer fio que fosse!!! Por que existe uma pessoa que te ama tanto e incodicionalmente enquanto alguns nem o amor dos próprios pais tiveram, quando foram abandonados dentro de latas de lixo?!?
Pense agora em todas essas dádivas divinas! Pense em quão privilegiado nós somos!
A nossa vida é como uma corda, composta por muuuuitos outros fios mais finos, todos aglomerados, o que confere à ela força e estabilidade. Com o passar do tempo, alguns fios vão recebendo mais carga que os demais, assim como nos vários campos da nossa vida (nossa saúde, nosso bem estar, nosso dinheiro, nossa auto-estima, nossa família, nossa "cara-metade", nossa educação, etc), porque de uma forma ou de outra não soubemos "equilibrar" a importância de cada um deles. Às vezes, damos importância demais para algo que não deveriámos. Não que isso ou aquilo não seja importante. Mas precisamos balancear para que o foco não fique sobre um "problema" apenas, porque desta maneira, este fio se romperá e deixará o fio ao lado mais vulnerável também, já que receberá uma carga maior para suportar. E isso tem efeito dominó... Nossa corda precisa estar estável para aguentar as grandes solicitações de tensões, com todos os fios coesos e firmes! Como na analogia do copo, "é preciso muitas gotas d'água para encher um copo, mas apenas uma é suficiente para fazê-lo transbordar". Não deixe que a sua vida chegue a este ponto... não desista de você mesmo! Tome uma atitude!
Ressentimentos, mágoas e auto-piedade só colaboram para a nossa falência. O que passou, passou... o que está no passado não se pode mudar. O que está no presente pode ser tomado como um dom de Deus. O que está no futuro é o prêmio por ter feito o melhor por você e por todos ao seu redor, HOJE!


"A mágoa é assim: uma pessoa nos machucou em um determinado momento e nós nos machucamos o resto da vida, pensando e sofrendo com aquilo. Não importa o que me fizeram, importa o que eu faço com o que me fizeram!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário