quarta-feira, 17 de junho de 2009

"VER PARA CRER..."


Óleo sobre Tela: "A INCREDULIDADE DE SÃO TOMÉ"

CARAVAGGIO

Sinto a ARTE nas minhas veias... é algo natural, me identifico, tenho prazer em parar para contemplá-la. Falo de ARTE de maneira ampla, isso vai desde às artes decorativas mais simples, até a pintura, escultura, arquitetura, música, cinema... enfim, todas os tipos de expressões artísticas. Gosto de parar e refletir sobre o sentimento do artista naquele exato momento da concepção...
Algumas pessoas (eu diria que a maioria,talvez) não têm este mesmo sentimento sobre a arte, o que acho perfeitamente explicável e aceitável.
Explicável porque entendo que é realmente estranho para alguém que desconheça o processo artístico e toda a sua evolução (no sentido histórico), e que não tenha o devido monitoramento de alguém mais experiente nesta área (um professor de história da arte, talvez)achar maravilhosas as obras cubistas de Picasso, por exemplo.
Aceitável porque cada pessoa é um ser único, e não compete à ninguém julgar se o gosto por certa atividade (incluindo a apreciação de uma "obra de arte") deve ou não ser tomado por gosto universal, bem como o seu oposto.
Mas a questão é: sem conhecer, não se pode rotular.
Com a arte não é diferente. Você só poderá ter o seu próprio julgamento se propuser-se a conhecê-la. Isso não quer dizer que você precisa aceitar que a obra de Picasso, um famoso pintor espanhol cubista, tão aclamado mundialmente, como mencionei anteriormente, é de fato boa ou não (já que falei em Picasso... agora vou falar a verdade... euzinha não gosto muito do estilo dele... AFF! rs...).
Quando Caravaggio pintou "A Incredulidade de São Tomé", expressou algo muito profundo... Tomé precisa "cutucar" a feridade de JESUS para ter certeza do que estava vendo... a tal expressão: "É PRECISO VER PARA CRER", vem exatamente deste apóstolo. Infelizmente, muitas pessoas seguem a mesma linha e, afastadas da possibilidade de efetivamente VER, esquivam-se de aceitar a existência de DEUS na nossa criação.
Como na arte, sem SENTIR e CONHECER o SENHOR, tão pouco será possível crer nas maravilhas que Ele opera em nossas vidas!


"Há duas formas para viver a vida:


Uma é acreditar que não existe milagres.


A outra é acreditar que todas as coisas são milagres."


Óleo sobre Tela: "GUERNICA" - PABLO PICASSO


VERDADES



A sua verdade pode ferir.

Existe a sua verdade e a do outro.

Podem ser diferentes. Mas são verdades para cada um.

Tenha cuidado ao dizer a sua.

Procure compreender sem impor.

Diga a verdade que contraria sem ofender, para não perder a razão.

Não cause aborrecimentos. Nem estabeleça o clima de guerra.

Não enfatize a verdade que destrói.

Uma verdade dita com amor, esclarece e acalma.

Saiba falar. Use de moderação.

O outro tem também a sua razão.

O amor que você transparece no rosto

convence mais do que a verdade que disser!


(Lourival Lopes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário