segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os 02 E's: EDUCAÇÃO & ETIQUETA - parte I

Para vivermos BEM em sociedade, é indipensável conhecermos o nossos próprios limites e os limites dos nossos semelhantes. Assim, algumas regras sociais devem ser consideradas para que não ultrapassemos esta linha tênue que divide os espaços que podemos ocupar e o espaço alheio.



Embora eu tenha a idéia de passar um pouco da minha limitada experiência no trato social (também conhecida por etiqueta social), em posts futuros, hoje, baseio-me nas questões que, mesmo sendo corriqueiras e simples, também são as mais importantes e que deveriam atingir todas pessoas, inclusive as mais humildes.


Saber falar: "POR FAVOR, COM LICENÇA, OBRIGADO!" já é um bom começo, mas não é tudo, claro! É impressionante como as pessoas, em geral, perderam o senso da gentileza e dos bons costumes. Tratamos outras pessoas com indiferença e desconhecemos nelas outros seres, dotadas de sentimentos, assim como os nossos próprios.


Educação não depende de status social nem de uma conta bancária gorda. Depende sim, de um sentimento que costumo frisar bastante, que é a COMPAIXÃO. Se nos acostumarmos a nos colocar no lugar da outra pessoa, certamente seremos mais tolerantes e gentis com as mesmas, porque ninguém gosta de ser mal tratado!!!

Coisas simples do dia a dia que fazem a diferença:

1) "Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite!" - O porteiro do prédio, apesar de estar cumprindo o seu desígno e receber por este trabalho, também é um ser humano assim como você. Custa?

2) Olhar nos olhos de outra pessoa - Isso não tem nada a ver com aquele momento romântico... tem, na verdade, a ver com consideração ao seu interlocutor. Assim, num restautante, ao fazer o pedido ao garçon, desvie o olhar do cardápio por uns instantes e olhe-o diretamente. Ele sentirá que é valorizado...

3)"Por favor"- Mil vezes ao dia... não se canse jamais de pedir "por favor", quando eventualmente, você precisar fazer uma solicitação à alguém. Isso vai desde o Presidente da República até a sua faxineira. Todos merecem essa consideração. O tempo da escravidão já passou há mais de 01 século, certo?!?

4) Identifique-se antes! - Ao telefone, antes de perguntar: "com quem eu falo ?", esteja certo de já ter se identificado, e só então, busque o seu interlocutor, caso não o identifique de prontidão. Jamais pergunte com "quem está falando?" antes desta primeira etapa estar concluída. Além de ser mais objetivo, não colocará outras pessoas numa eventual "saia justa".

5)Bom senso - Perguntas indiscretas são sempre inoportunas e revelam imaturidade ao lidar com os limites alheios. Use o bom senso antes de "emitir qualquer som".

6)Sorria! - Um sorriso verdadeiro vale mais que mil elogios. Seja simpático naturalmente, sem usar de excessos. Todo mundo conhece a diferença entre um sorriso natural e genuíno e uma barganha cheia de segundas intenções. Além de ser gratuito, quem é que gosta de interagir com aquelas pessoas que sempre parecem estar mal-humoradas?

7)HORÁRIO - O relógio deve estar sempre à vista! Ligar ou visitar uma pessoa, sem um bom motivo, antes das 9:00 horas e depois das 21:00 horas é algo muito desagradável. Sem avisar então, nem se fala... A não ser que a pessoa seja muuuuito íntima, e não se importe realmente, não devemos fazê-lo. Estes são horários de recolhimento pessoal, interferir no descanso alheio é muito chato. Questões profissionais ainda estão sujeitas aos horários de almoço e fins de semana... nestes casos, nem pensar!

8)Licença - Tenha sempre em mente de que onde termina o seu direito, começa o direito de outra pessoa. Assim, interferir na vida e nas coisas alheias sem a devida licença é muito feio. Novamente: você gostaria que mexessem na sua bolsa? E que pegassem o seu carro sem te pedir? Assim, sem a devida licença, nada feito!

9) Discrição - Você tá no caixa do mercado e vai passar o cartão de débito... e a caixa não tira o olho da sua senha... AFF! Dá vontade de dizer: tiro o olho daí, coisa!!! rs... Daí você esta conversando coisas pessoais no seu MSN com sua amiga íntima e vem o seu funcionário e encosta ao lado e acompanha letra por letra da conversa... PODE? Situações como as descritas acima requerem discrição... ninguém tem nada a ver com as coisas pessoais de outra pessoa. Cuide da sua vida!

10) OBRIGADO - Depois de algo feito à seu favor, não se esqueça JAMAIS de agradecer! Se for algo excepcional que outra pessoa fez por você ou por alguém próximo, pode-se retribuir com uma pequena lembrança ou uma visita pessoal para lhe expressar sua gratidão. Caso não seja possível, por questões de ordem física ou financeiras, um simples e verdadeiro "muito obrigado" já resolve! Nas coisas corriqueiras, esta palavrinha mágica não deve ser poupada jamais. Tenha em mente que não se gasta 1 só tostão por ela. Assim, não se esqueça de agradecer pelo pão que o padeiro lhe entregou, pela margarina que seu filho lhe passou à mão durante o café da manhã, pelo atendimento gentil (ou não!) que a vendedora da loja lhe prestou!... e... AGRADECER MILHARES DE VEZES À DEUS, POR TODAS AS BENÇÃOS ANTERIORES NA SUA VIDA!


Educação vai muito além da etiqueta (que também deve ser levada em conta, claro! Mas esta é só a Primeira Parte!!!) ... e nos traz o grande benefício de viver bem consigo mesmo!
Pra isso, nem Mastercard resolve...
não tem preço!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário