sábado, 27 de junho de 2009

FESTA JUNINA





...."Pula a fogueira iaiá,
Pula a fogueira ioiô,
Cuidado para não se queimar
Pois essa fogueira já queimou
o meu amor"...


Junho é mês de festa... são tantas que até perdemos a conta! E haja Santo para ser homenageado!!! rs... Crenças à parte, a verdade é que as festas juninas fazem parte do calendário nacional e aqui na nossa região são bastante concorridas. Ontem fomos ao Arraiá do Nhô Evaldo e Nhô Pedro Viana e da Nhá Muriel e Nhá Suzana, nossos amigos, e estava muito gostoso!

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
A simplicidade dos trajes e dos costumes destas festas é que nos chamam atenção. Trazendo à tona a verdadeira essência dos brasileiros e da nossa cultura mais primitiva, com as origens no meio rural e na autenticidade do nosso povo. Acho que é por isso que as festas juninas atraem tantas pessoas, uma vez que as mesmas nos colocam em contato mais próximo com nossas origens, sem os excessos, relativamente "fúteis" da vida cotidiana. Um ambiente livre de estereótipos a serem seguidos. Um espaço basicamente LIVRE! Eis aqui, a receita do sucesso! Porque no fundo, ricos, pobres, brancos, negros, católicos, evangélicos, intelectuais e não letrados.... todos! Todos temos uma essência verdadeiramente simples, mesmo que as máscaras mostrem o contrário.








Um monte de capirinhas juntos...


..."O balão tá subindo

Tá caindo a garoa

O céu é tão lindo

E a noite é tão boa

São João, São João

Acende a fogueira

do meu coração"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário