sexta-feira, 22 de maio de 2009

MICROSCÓPIO


Quando o MICROSCÓPIO foi inventado, em 1590, por Leeuwenhoek, não se tinha idéia ainda da importância que o mesmo teria na análise de micropartículas e sobre o estudo aprofundado das mesmas. Em tempo de Nanotecnologia, é praticamente impossível imaginar o mundo sem estas lentes de aumento.


Mas, se trouxermos este exemplo prático da ciência para o nosso dia a dia, perdemos o poder de síntese, ou seja, seria como se estivéssemos perdendo o tal... FOCO! Colocar o foco numa situação específica e concentrar toda a atenção somente nela, assim como nos microscópios, muitas vezes, nos tira o benefício da análise imparcial dos fatos.


Quando estamos muito dentro de um problema, geralmente não conseguimos ver o que está bem próximo da gente. Acabamos limitados por estar focado numa única situação, e, acabamos não enxergando a verdadeira essência do problema.Por isso, não é raro quando alguém de fora, que não esteja vivenciando este problema, consiga rapidamente detectar soluções simples e eficazes para os nossos "problemas gigantescos".


Então, quando algo te incomodar e, de repente você não conseguir achar uma saída, afaste-se por uns intantes! Reflita! Tente enxergar a situação por outro ângulo...


Permita-se analisar os acontecimentos, tente se colocar no lugar de outras pessoas envolvidas, olhe por cima, tudo fica mais claro e colorido! As lentes de aumento, neste caso, só nos servem para ampliar o problemas, deixe-as de lado...

E, quanto ao MICROSCÓPIO, deixe-o com toda a sua eficiência no laboratório!




"Um espírito mesquinho é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário